A Literatura Brasileira na Blogosfera.

Um dos meus primeiros contatos com a literatura na blogosfera foi por meio do blog “O Biscoito Fino e a Massa”, de Idelber Avelar. Num de seus post’s, ele explica a grande diferença entre o escritor-blogueiro e o blogueiro-escritor, que são completamente diferentes. Enquanto o primeiro já era escritor antes de ter um blog, e só montou um como meio de divulgação de sua arte, o segundo acabou tornado-se um escritor após a montagem do seu – muitos desses, ao se darem conta, descobriram-se muito talentosos para escrita, já outros, tiveram que aprender escrever caso quisessem sobreviver na blogosfera.Antes de ler este post, o meu pré-conceito com os escritores de blog era a de que eles ou eram adolescentes publicando seus diários ou jovens querendo ganhar a fama por meio da escrita. Era essa a minha opinião, mudada após a leitura do artigo postado por Idelber Avelar em seu “O Biscoito Fino e a Massa.” Por outro lado, tal leitura fora apenas um passo para a mudança de meu conceito quanto aos escritores da blogosfera: o outro foi conferir na prática, saber se esses escritores eram talentosos mesmo ou pessoas que não conseguiram publicar seus livros nas grandes editoras e estavam apelando para o blog.
Com isso, sem querer, acabei me deparando com um universo cheio de questões, e portanto, demasiadamente relevante e pertinente para o futuro da Literatura pós-blog ou a Literatura na Era da Informática. Questões como livro impresso versus livros digitais (e-book), direitos autorais e todas essas perguntas que se faziam quando no inicio da Literatura no Universo da Internet, hoje já são quase que respondidas em forma definitiva. A cada dia que passa, no universo virtual das Letras, surgem novas questões, novas possibilidades, novos horizontes. De fato, é um mundo a ser explorado e pensado, e não é à toa que o filósofo Pierre Lévy já fazia uma reflexão sobre a Internet na sociedade, analisando o mundo na Era da Informática e abstraindo conceitos e apontando diretrizes para uma ética, uma política e o futuro da ciência e da filosofia.Mas, vamos aos poucos. Primeiro surgiu-me a necessidade de averiguar se esses escritores eram bons ou não, se eles estavam ali porque não conseguiram uma editora e estavam dando o tiro de misericórdia. Anotei os nomes dos escritores indicados no blog Biscoito Fino e a Massa: Santiago Nazarián, Ana Maria Gonçalves, Fabrício Carpinejar, Marcelino Freire, Ivana Arruda Freire, Ivana Arruda Leite, Cintia Moscovichi, DanielPellizari, Daniel Galera, Daniela Abade e entre outros.
* Para ver a próxima postagem sobre este assunto "A Literatura Brasileira na Blogosfera", vá em "Literatura na Blogosfera 1 - Santiago Nazarián"

0 comentários:



Postar um comentário